§ Armada: é o chute com o lado externo do
pé, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás.
§ Aú: é o movimento de deslocamento
também conhecido como "estrela". Serve como esquiva contra golpes de
rasteira.
§ Benção: é o chute frontal no qual se
atinge o adversário com a sola do pé.
§ Cabeçada: golpe aplicado com a cabeça
contra o adversário para desequilibrá-lo ou feri-lo.
§ Ginga: é o movimento básico da
capoeira. Consiste num movimento repetitivo de colocar a mão direita para
frente e a perna direita para trás, e em seguida fazer o mesmo com o lado
esquerdo do corpo, sincronizando o movimento com o ritmo do berimbau. A partir
deste movimento básico, se desferem todos os demais golpes da capoeira.
§ Maculelê: é o nome da luta com bastões
e facões que é praticada em conjunto com os movimentos e o ritmo da capoeira.
No choque entre os facões, é produzida uma fagulha de grande efeito estético.
§ Martelo: golpe com o peito do pé.
§ Meia-lua: é o chute com a canela, em
que o corpo dá um giro de 360 graus por trás.
§ Meia-lua de frente: igual à queixada,
só que com a parte interna do pé.
§ Negativa: é o movimento de esquiva em
que o praticante se abaixa até ficar rente ao solo, com uma perna estendida e a
outra flexionada para desviar do oponente.
Queixada: golpe
circular com a parte externa do pé
§ Voo do morcego: o lutador salta e
golpea o adversário com os dois pés.
§ Rabo de arraia: o lutador dá uma
cambalhota no ar e golpeia o adversário com os calcanhares.
§ Rasteira: golpe desequilibrante
aplicado com o pé varrendo a perna de apoio do adversário.
§ Tapona: tapa visando a machucar ou
distrair o adversário.
§ Tesoura: envolve-se o adversário com as
pernas e se movimenta-as em sentidos contrários, de modo a derrubar o
adversário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário