quarta-feira, 6 de junho de 2012

         Como são vistas as Artes Marcias diante dos professores e escolas em geral!

   

         
          Os professores de Educação Física escolar, muitas vezes, ficam inibidos de ensinarem lutas aos seus alunos caso não tenham vivenciado (ou pouco tenham vivenciado) tais práticas de movimentos corporais.
          Esta inibição é fruto de uma formação tradicional esportivista que, é aquela que dicotomiza teoria e prática, que dá ênfase ao esporte, aos gestos técnicos, ao “saber fazer para ensinar” e que está presente, principalmente, nas instituições de ensino privadas.

          A formação tradicional esportivista está ligada diretamente às influências dos períodos militaristas e higienicistas, onde a Educação Física era vista como indicador de desenvolvimento e instrumento alienador do Estado, assimilando “Educação Física” com “esporte”, desviando a atenção de estudantes, comerciantes e pessoas vinculadas às políticas de oposição. Vendia-se, na época, uma falsa idéia de “ordem” política no país, tentando transparecer uma imagem de prosperidade e de desenvolvimento .

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