Como são vistas as Artes Marcias diante dos professores e escolas em geral!
Os
professores de Educação Física escolar, muitas vezes, ficam inibidos de
ensinarem lutas aos seus alunos caso não tenham vivenciado (ou pouco tenham
vivenciado) tais práticas de movimentos corporais.
Esta inibição é fruto de uma
formação tradicional esportivista que, é aquela
que dicotomiza teoria e prática, que dá ênfase ao esporte, aos gestos técnicos,
ao “saber fazer para ensinar” e que está presente, principalmente, nas
instituições de ensino privadas.
A
formação tradicional esportivista está ligada diretamente às influências dos
períodos militaristas e higienicistas, onde a Educação Física era vista como
indicador de desenvolvimento e instrumento alienador do Estado, assimilando
“Educação Física” com “esporte”, desviando a atenção de estudantes, comerciantes
e pessoas vinculadas às políticas de oposição. Vendia-se, na época, uma falsa
idéia de “ordem” política no país, tentando transparecer uma imagem de
prosperidade e de desenvolvimento .
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